Os Retirantes |
As crianças pequenas brincam de faz-de-conta, usam a imaginação de maneira bastante criativa. Histórias, filmes e desenhos com vilões, bruxas, fadas são excelentes para extravasarem certas angústias, aprenderem a lidar com o bem e o mau, aprenderem a como agir em certas situações e a vivenciar conflitos (que vem e passam). É preciso compreender que os super-heróis também são frutos de um mundo imaginário e que não é possível ser como eles. Embora as histórias dos heróis sejam fascinantes e complexas, normalmente carregam histórias em que são do mundo “real”, pessoas normais que vivem em cidades como as nossas. E que através de atitudes, valores, e de como resolvem as situações do dia a dia, também adquirem um valor conceitual e passam a ser heróis ou vilões.
História com os personagens. |
Surgiu as seguintes questões:
-Quando o personagem é herói e ao mesmo tempo vilão? - O que acontece que o torna vilão e mesmo assim convive conosco, em nossa sociedade? - Em que momento se torna herói ou vilão? - Que tipo de sociedade é marcada pela ascensão dos super-heróis?
Diante disso, percebe-se que as pessoas se vêem frente a problemas tão grandes que só conseguem imaginar soluções conseguidas com superpoderes. Ao mesmo tempo, elas querem algo mais em suas vidas tão comuns.
Sem o compromisso com o real não existem super-heróis ou super-vilões. Super - heróis, superpoderes ou ser solidário, compreensivo com ser pares, ser colaborativo, trabalhador, critico, estudioso, honesto, educado, acreditar no seu potencial, etc... Heróis do mundo real são definidos pelo filtro ético de cada um. Todos querem ser especiais, poderosos. Tudo o que importa é fazer o impossível. Ser algo mais do que você realmente é. A partir de toda a análise, várias atividades foram desenvolvidas: - quem é o vilão ou herói dos tempos modernos? – desenhos dos personagens- vestindo os personagens – representação dos personagens antigos nas cidades modernas – recorte, colagem, pintura – livrinho onde os personagens estariam vivendo na cidade moderna , etc.