Temática = Arte Brasileira - Escultura Contemporânea- questões sócio econômicas e culturais.
Evidencia a vida e obra do artista plástico, escultor e fotógrafo contemporâneo Frans Krajcberg em seu percurso criador, da fase da "redescoberta" da vida nas formas naturais até sua revolta face à depredação do meio ambiente pelo homem. Faz referência a situação da arte na vanguarda mundial na última década, revelando a opção do artista pelos aspectos naturais. Por fim, mostra o escultor comprometido em transformar a destruição em arte.
A esse trabalho o aluno ampliará o seu conhecimento e construirá conscientemente a sua própria visão de mundo despertando nas mesmas reflexões sobre questões ambientais, culturais e econômicas, fazendo-os perceber que as atitudes dos cidadãos e governantes tem reflexos nos problemas causados no meio ambiente.
Este projeto visa, propiciar aos alunos, um maior contato com informações, alfabetizando-os ecologicamente para um desenvolvimento sustentável auxiliando-os nas suas decisões e o seu comportamento no sentido de criar novas formas de agir e interagir no mundoA esse trabalho o aluno ampliará o seu conhecimento e construirá conscientemente a sua própria visão de mundo despertando nas mesmas reflexões sobre questões ambientais, culturais e econômicas, fazendo-os perceber que as atitudes dos cidadãos e governantes tem reflexos nos problemas causados no meio ambiente.
Deve promover simultaneamente, o desenvolvimento do conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias a preservação e melhoria da qualidade de vida.
2 - Objetivo(s):Propiciar aos alunos:
- Conhecimento e identificação da produção artística de Frans Krajcberg, a partir da década de1950, e sua importância no contexto histórico nacional e internacional;
- Estabelecimento das relações das obras do artista com o contexto sócio-cultural no qual foi concebida;
- Conhecimento da escultura contemporânea;
- Relacionamento e identificação das diferentes fases de produção do artista, seus elementos formais, compositivos e estilísticos;
- Construção de formas bidimensionais e tridimensionais com elementos encontrados na natureza;
- Evidenciar a importância de se educar os futuros cidadãos para agirem de modo responsável e com sensibilidade ,conservando o meio ambiente saudável no presente e no futuro.
3 - Conteúdo Programático
· Linha de contorno ou linhas virtuais, linhas estruturais, linhas dominantes, percurso das linhas, espessura .
· Texturas orgânicas, lisas, ásperas, polidas, granuladas, porosas, arenosas, rugosas, quebradiças.
· Formas orgânicas, geométricas, figurativas, abstratas, construídas, informais, abertas, fechadas, bidimensionais, tridimensionais.
· Predominância da verticalidade ou horizontalidade na estrutura escultórica.
· Principais características observadas nas obras (semelhança, diferença, figurativa, abstrata, geométrica, modelada, esculpida, construída, recortada).
· Esculturas tridimensionais e em relevos com material do próprio ambiente
·A proposta que desencadeará todo o processo do fazer é a criação de uma "Mostrade formas naturais".