quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PINTURA & COLAGEM

ALUNOS DO 5º ANO TRABALHARAM COM PLANOS ATRAVÉS DE  DESENHO, PINTURA, RECORTE E COLAGEM.
 VEJAM COMO FICOU BONITO.

 

 


EXPRESSÃO

TRABALHANDO EXPRESSÃO COM ALUNOS DO 3 ANO -A
O ALUNO FEZ O DESENHO DO ROSTO DO COLEGA, COLOCOU UMA EXPRESSÃO DE SEU AGRADO E DEPOIS FEZ A REPRESENTAÇÃO DESSA EXPRESSÃO ATRAVÉS DE UMA MÁSCARA FEITA COM TALA GESSADA.( PINTURA COM TINTA GUACHE- PINCEL ATÔMICO- AQUARELA.

RELEITURA DE AREAREA - GAUGUIM


TRABALHO DE ARTE REALIZADO COM ALUNOS DO 4º  ANOS A-B-C
Arearea (Joyfulness), 1892 (1892-12).
Óleo sobre tela (29,53 x 37,01 pol).
Musée d'Orsay, Paris.
Descrição: Em suas pinturas taitianas, Gauguin inspirou-se no que viu ao seu redor, bem como das histórias locais e antigas tradições religiosas. Arearea é representativa dessas obras onde convivem o sonho e a realidade. A pintura é uma das "Tahitian" várias obras expostas em Paris em Novembro de 1893. Infelizmente, esta exposição não recebeu a resposta entusiástica que o artista esperava. Os títulos em "Tahitian" irritou muitos de seus amigos, e o cão vermelho provocou muito sarcasmo. No entanto, Gauguin Arearea considerado como um dos seus melhores quadros, e em 1895, ele foi tão longe para comprá-lo de volta para si mesmo antes de deixar a Europa. (Adaptado do site do Musée d'Orsay, Paris). Na década de 1890 Gauguin deixou a França para viver no Taiti,onde produziu uma série de telas que constitui a parte mais conhecida de sua obra. Os quadros dessa época registram a natureza e a vida simples de pessoas livres dos compromissos e das dificuldades do dia-a-dia, próprias dos centros urbanos do século XIX.  


sábado, 12 de janeiro de 2013

XILOGRAVURA

XILOGRAVURA
De cordo com o dicionário Larousse, Ática, define xilogravura da seguinte forma: “gravura obtida pelo processo da xilografia”. Xilografia quer dizer “arte de gravar em madeira. Técnica de impressão em que o desenho é entalhado com goiva, formão, faca ou buril em uma chapa de madeira”.
Segundo historiadores, a xilogravura foi criada pelos chineses e já era praticada por este povo desde o século 6. Durante a Idade Média, a xilogravura firma-se no ocidente, ganhando inovações durante o século 18. Com sua difusão por diversos países, acabou chegando às nações européias, onde influenciaram as artes do século 19 e ajudaram Thomas Bewick a criar a técnica da gravura de topo, diminuindo os custos de produção industrial de livros ilustrados e iniciando a produção em larga escala de imagens pictóricas. Porém, com o avanço tecnológico do século 20, a técnica da xilogravura começa a cair em desuso. Com a invenção de processos de impressão a partir da fotografia, a técnica oriental foi considerada obsoleta, passando a ser utilizada somente por artistas e artesões.
Técnica e funcionalidade
È uma espécie de carimbo, onde a gravura é entalhada na madeira com auxílio de objeto cortante e, na sequência, utiliza-se um rolo de borracha embebida em tinta, que penetra somente nas partes onde está a gravura (entalhe). Então, a parte em que fica a gravura é colocada em contato com a superfície a ser ilustrada. Após alguns minutos, retira-se a madeira, que deixa a imagem impregnada no local. Esta técnica é também chamada de impressão em alto relevo e pode ser feita à base de linóleo (linoleogravura) ou qualquer superfície plana.
Xilogravura aplicada no Brasil
O contato entre diversas culturas, como a brasileira e a portuguesa, ocasionou o surgimento da xilogravura popular brasileira. Os portugueses já utilizavam a técnica que, quando trazida para o Brasil, desenvolveu-se na Literatura de Cordel. Com isso, diversas obras foram produzidas com a utilização da xilogravura, formando diversos xilógrafos, principalmente na Região Nordeste do país. Gilvan Samico, Abraão Batista, Amaro Francisco, José Costa Leite, José Lourenço e J. Borges estão entre os principais xilógrafos brasileiros. Fonte :
http://www.infoescola.com/artes/xilogravura/
Fiz um curso onde aprendemos a trabalhar a xilogravura com vários elementos, usando como suporte um papelão e papel arroz . 


 



 




 
 





 















sexta-feira, 16 de novembro de 2012

OFICINA DE ARTE & ECOLOGIA


1 - Proposta Pedagógica:


Temática = Arte Brasileira - Escultura Contemporânea- questões sócio econômicas e culturais.

Contextualizar = Escultura de Krajcberg e Patrik Ouger: a arte e a destruição ambiental.

Evidencia a vida e obra do artista plástico, escultor e fotógrafo contemporâneo Frans Krajcberg em seu percurso criador, da fase da "redescoberta" da vida nas formas naturais até sua revolta face à depredação do meio ambiente pelo homem. Faz referência a situação da arte na vanguarda mundial na última década, revelando a opção do artista pelos aspectos naturais. Por fim, mostra o escultor comprometido em transformar a destruição em arte.
A esse trabalho o aluno ampliará o seu conhecimento e construirá conscientemente a sua própria visão de mundo despertando nas mesmas reflexões sobre questões ambientais, culturais e econômicas, fazendo-os perceber que as atitudes dos cidadãos e governantes tem reflexos nos problemas causados no meio ambiente.
Este projeto visa, propiciar aos alunos, um maior contato com informações, alfabetizando-os ecologicamente para um desenvolvimento sustentável auxiliando-os nas suas decisões e o seu comportamento no sentido de criar novas formas de agir e interagir no mundo
Deve promover simultaneamente, o desenvolvimento do conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias a preservação e melhoria da qualidade de vida.
                                                                           
        2 - Objetivo(s):Propiciar aos alunos:
  
- Conhecimento e identificação da produção artística de Frans Krajcberg, a partir da década de1950, e sua importância no contexto histórico nacional e internacional;
- Estabelecimento das relações das obras do artista com o contexto sócio-cultural no qual foi concebida;
- Conhecimento da escultura contemporânea;
- Relacionamento e identificação das diferentes fases de produção do artista, seus elementos formais, compositivos e estilísticos;
- Construção de formas bidimensionais e tridimensionais com elementos encontrados na natureza;
- Evidenciar a importância de se educar os futuros cidadãos para agirem de modo responsável e com sensibilidade ,conservando o meio ambiente saudável no presente e no futuro.

3 - Conteúdo Programático
· Linha de contorno ou linhas virtuais, linhas estruturais, linhas dominantes, percurso das linhas, espessura .
· Texturas orgânicas, lisas, ásperas, polidas, granuladas, porosas, arenosas, rugosas, quebradiças.
· Formas orgânicas, geométricas, figurativas, abstratas, construídas, informais, abertas, fechadas, bidimensionais, tridimensionais.
· Predominância da verticalidade ou horizontalidade na estrutura escultórica.
· Principais características observadas nas obras (semelhança, diferença, figurativa, abstrata, geométrica, modelada, esculpida, construída, recortada).
· Esculturas tridimensionais e em relevos com material do próprio ambiente
       
4 - Metodologia a ser Utilizada:
·A proposta que desencadeará todo o processo do fazer é a criação de uma "Mostrade formas naturais".
   ·Será solicitado aos alunos que pesquisem individual ou coletivamente, formas naturais como: caules, raízes, cascas, sementes, etc., de diferentes texturas (rugosas, ásperas, lisas, porosas, macias, etc.) e outros materiais naturais mortos, envelhecidos ou carcomidos pela ação do tempo ou do homem.
·A partir do que foi coletado, propor aos alunos que façam uma exploração sensorial, perceptiva, tátil e visual, constatando qualidades, diferenças, semelhanças e características do material.
·Através da projeção de imagens, observar, as obras e o fazer do artista, realizando registros gráficos e anotações sobre os materiais utilizados e o modo como estes foram explorados.
·A próxima etapa será a elaboração e construção de composições tridimensionais. Propomos aqui a divisão de participantes em gruposque, a partir dos registros e anotações e do material para exposição. Farão discussões, elaborando estudos propostas de projetos e planos de trabalho que visem à concretização da proposta.
·Representação da paisagem e desenhos através de xilogravura em isopor.
·Confecção de cartão postal com representação da casa de Krajcberg.
5 - Avaliação :
· Elaboração e construção de composições tridimensionais.
· Pintura com argila colorida ( fazer as tintas com os alunos
· Esculturas com jornal e barbante
- Será através da observação da produção resultante que será ser apresentada à comunidade escolar, através de uma exposição nos espaços oferecidos.
- Representa suas idéias atribuindo função simbólica aos elementos formais da linguagem visual ultrapassando o caráter de experimentação. 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

POESIA VISUAL

O uso da poética visual produz um tema exclusivamente artístico, que alguns artistas usam por meio da literatura ou das artes visuais. Vai além da visualidade tradicional da escrita e cria poemas visuais em três dimensões com visualização imediata. A poética visual engloba a temática explorada em sentido universal, colocando o homem e seu bem-estar no mundo, enfatizando algumas situações como a incompetência da política nacional, a miséria, o conflito psicológico, e os temas eróticos. A poesia caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal em que a palavra é bem explorada e colocada de maneira a compor um todo harmônico capaz de permitir ao leitor uma infinidade de leituras por meio do conhecimento em experiência de mundo, cultura e escolaridade.
Esse tipo de gênero literário se apresenta de várias formas: texto, texto com figuras e texto com imagens cinéticas, com possibilidades de navegação dentro do texto ou da figura poética.
Cada aluno pesquisou várias poesias durante a aula de informática e posteriormente criaram  criaram as suas poesias.






CURIOSIDADE:

 Até prova em contrário,   este seria O PRIMEIRO POEMA VISUAL conhecido: O OVO, do grego Simias de Rodes, três séculos antes de Cristo.


BRINCADEIRAS

Pieter Bruegel-Jogos infantis-Breda, 1525? — ( Bruxelas, 9 de setembro de 1569)


Jogos Infantis- Pieter Bruegel
Há uma tela muito interessante de Bruegel o velho.Chama-se "jogos infantis" . Esta obra possui nada mais que 84 tipos de brincadeiras protagonizadas por 250 crianças.
Essa tela foi pintada em 1560, portanto imagino que essas brincadeiras já deveriam ser antigas entre as pessoas nessa parte da Europa. Gostava de pintar paisagens, pessoas e o cotidiano, incluía em suas telas algum tipo de mensagem além do que os olhos podiam ver em uma simples apreciação. Ao observar a obra notaremos que as crianças apesar de estarem envolvidas na arte de brincar, não há expressão de alegria ou satisfação em suas carinhas. Com certeza Bruegel queria dizer algo com isso. Nesse período da historia, as crianças não eram muito valorizadas mesmo. Visto que muitas eram entregues como pajens, praticamente escravos em cozinhas,nas cavalariça ,servindo a ricas senhoras cheias de vontades, navios...Bruegel explorou cada espaço, pois se recortássemos a tela em pedacinhos,cada fragmento seria outra obra distinta.
Foi analisando esta obra que realizamos uma série de atividades: utilizou-se a técnica do papier machê  e argila para confeccionar os personagens, e a partir daí fazer as representações das brincadeiras.
 
 VEJA COMO FOI REALIZADO O TRABALHO:





BOLINHA DE GUDE



PULANDO CORDA



RODA DE CONVERSA




SKATE



FUTEBOL



PERNA DE PAU


                       CONSTRUINDO
                    CONSTRUINDO

PARTICIPAÇÃO NA V JORNADA DE ARTES SME