quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

POESIA VISUAL

O uso da poética visual produz um tema exclusivamente artístico, que alguns artistas usam por meio da literatura ou das artes visuais. Vai além da visualidade tradicional da escrita e cria poemas visuais em três dimensões com visualização imediata. A poética visual engloba a temática explorada em sentido universal, colocando o homem e seu bem-estar no mundo, enfatizando algumas situações como a incompetência da política nacional, a miséria, o conflito psicológico, e os temas eróticos. A poesia caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal em que a palavra é bem explorada e colocada de maneira a compor um todo harmônico capaz de permitir ao leitor uma infinidade de leituras por meio do conhecimento em experiência de mundo, cultura e escolaridade.
Esse tipo de gênero literário se apresenta de várias formas: texto, texto com figuras e texto com imagens cinéticas, com possibilidades de navegação dentro do texto ou da figura poética.
Cada aluno pesquisou várias poesias durante a aula de informática e posteriormente criaram  criaram as suas poesias.






CURIOSIDADE:

 Até prova em contrário,   este seria O PRIMEIRO POEMA VISUAL conhecido: O OVO, do grego Simias de Rodes, três séculos antes de Cristo.


BRINCADEIRAS

Pieter Bruegel-Jogos infantis-Breda, 1525? — ( Bruxelas, 9 de setembro de 1569)


Jogos Infantis- Pieter Bruegel
Há uma tela muito interessante de Bruegel o velho.Chama-se "jogos infantis" . Esta obra possui nada mais que 84 tipos de brincadeiras protagonizadas por 250 crianças.
Essa tela foi pintada em 1560, portanto imagino que essas brincadeiras já deveriam ser antigas entre as pessoas nessa parte da Europa. Gostava de pintar paisagens, pessoas e o cotidiano, incluía em suas telas algum tipo de mensagem além do que os olhos podiam ver em uma simples apreciação. Ao observar a obra notaremos que as crianças apesar de estarem envolvidas na arte de brincar, não há expressão de alegria ou satisfação em suas carinhas. Com certeza Bruegel queria dizer algo com isso. Nesse período da historia, as crianças não eram muito valorizadas mesmo. Visto que muitas eram entregues como pajens, praticamente escravos em cozinhas,nas cavalariça ,servindo a ricas senhoras cheias de vontades, navios...Bruegel explorou cada espaço, pois se recortássemos a tela em pedacinhos,cada fragmento seria outra obra distinta.
Foi analisando esta obra que realizamos uma série de atividades: utilizou-se a técnica do papier machê  e argila para confeccionar os personagens, e a partir daí fazer as representações das brincadeiras.
 
 VEJA COMO FOI REALIZADO O TRABALHO:





BOLINHA DE GUDE



PULANDO CORDA



RODA DE CONVERSA




SKATE



FUTEBOL



PERNA DE PAU


                       CONSTRUINDO
                    CONSTRUINDO

PARTICIPAÇÃO NA V JORNADA DE ARTES SME


LIVROS DE PANO-N1- "O SONHO DOS PIRATAS"

PRIMEIRO LIVRINHO DE PANO :  "O SONHO DOS PIRATAS" 

Os livros de pano podem ser feitos com diversos temas de histórias infantis e podem ser feitos com retalhos de tecidos.
Mas foi devido ao trabalho de contação de história, que  resolvi fazer alguns livros de história para as crianças. Comprei tecidos com vários elementos (bichinhos, flores, etc), e tecido de algodão. Recortei os personagens e depois fui montando a formando a história. Usei tinta para tecido, tinta em relevo que incentiva o manuseio, elementos como conchinha do mar, cola, etc.
As crianças ao manusear os livros podem contar a história do seu jeito, inventar e reinventar.
Foi muito divertido ver a criança colocar o avental de “Contador de História” e contar sua história manuseando o livrinho de pano.












LIVROS DE PANO- N2- "FESTA NO MAR"

  




         VEJA COMO     FOI REALIZADO O TRABALHO.

 UMA PARTE DELE!!!!!!!!!





LIVROS DE PANO-N5- "ANIVERSÁRIO"








LIVROS DE PANO- N4- "UM DIA NO CIRCO"