PROJETO : CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
HISTÓRIA Nº 01
HISTÓRIA Nº 02
TRABALHO REALIZADO NO FAROL DO SABER
ENQUANTO FAZIA RIT, JUNTAMENTE COM MINHAS COLEGAS
HISTÓRIA Nº 01
Dentro do Projeto Contos e Recontos (2009), uma das propostas era a confecção de um boneco de pano que foi apresentado para todas as crianças. Boneco este confeccionado por mim, que na época trabalhava no Farol do Saber.Para a concretização do mesmo fez-se necessária a parceria com outros professores ( Arte,e Ensino Religioso). A partir daí surgiram as histórias que davam a ele uma identidade e existência. Seu nome foi escolhido de maneira bem democrática: todas as turmas escolheram um nome; desses foi escolhido um de cada turno através de voto; os dois nomes vencedores se uniram formando o nome do boneco “Maycon Dekster”.
Dias depois, mais três bonecos foram inseridos no mesmo contexto intitulados como irmãos do Maycon Dekster, eles surgiram de modo curioso, pois estavam colocados nas árvores para que os pequenos os encontrassem e se surpreendessem com o fato.
O projeto atingiu o seu apogeu e objetivos, quando as crianças demonstraram terem incorporado esses acontecimentos sendo vistos contando histórias para os bonecos dentro do Farol.
As crianças passaram a buscar livros para empréstimos espontaneamente e sempre que podem mantém Maycon Dekster e sua família bem informada com as leituras que fazem a eles.
É uma forma agradável de estimular a leitura e criar um ambiente diferenciado dentro do espaço escolar, fazendo com que todas as pessoas se sintam estimuladas e se interessem mais pela leitura.
AS CRIANÇAS USAVAM O AVENTAL PARA CONTAR SUAS HISTÓRIAS Maycon Dekster e seus irmãos. |
Esta sou eu, pintando,costurando, dando vida aos bonecos e avental. |
O conto infantil desperta a criatividade, abre as portas da inteligência e da sensibilidade da criança para a formação integral. O ato de recontar histórias é um conjunto de ações que possibilita aos educandos o acesso ao mundo da literatura de uma forma natural e prazerosa, não apenas como uma imposição acadêmica.
Desenhos representando a história |
Dentro do universo escolar é indispensável à promoção da leitura, e a escola precisa ser um espaço mais aberto em todos os aspectos culturais do povo, investir em bons livros, considerando que a cultura se fortalece muito pelo prazer da leitura.
Além da escola, que tem o dever de produzir leitores, a família também tem papel fundamental neste processo.
À medida que os alunos se familiarizaram com as leituras, foi pedido para que um deles conte, brevemente, sobre o que está lendo, mesmo sem ter finalizado a leitura de seu livro, proporcionando assim a reconstrução a cada encontro.
A História do Macaquinho (COELHO, Ronaldo Simões), foi digitalizada e contada através de equipamento multimídia ( vídeo, CD, datashow) o que deixou a contação mais emocionante, pois vários efeitos foram acrescentados na apresentação.
Na continuidade do trabalho as crianças levaram para casa o livro impresso e um macaco de pelúcia com o objetivo de realizarem a leitura do livro junto aos familiares, integrando assim escola e comunidade, além de relizarem outras atividades, desenhos, representando a história.
Na continuidade do trabalho as crianças levaram para casa o livro impresso e um macaco de pelúcia com o objetivo de realizarem a leitura do livro junto aos familiares, integrando assim escola e comunidade, além de relizarem outras atividades, desenhos, representando a história.
- CD: Bia Canta e Conta2
HISTÓRIA Nº 03
BOM DIA TODAS AS CORES
HISTÓRIA Nº 03
BOM DIA TODAS AS CORES
AS HISTÓRIAS SÃO ESCOLHIDAS DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA E INTERESSE DOS ALUNOS. FAÇO A DIGITALIZAÇÃO DA MESMA E APRESENTO EM MULTIMIDIA. PROCURO ENCONTRAR A MÚSICA E O VÍDEO DA MESMA.
APÓS A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA É DESENVOLVIDO UM TRABALHO, PODENDO SER DESDE A ESCRITA ATÉ TRABALHOS COM ARGILA, DESENHOS, MASSA DE PAPEIR MACHE, OU SIMPLESMENTE UMA DISCUSSÃO EM TORNO DO ASSUNTO PROCURANDO CONTEXTUALIZAR A HISTÓRIA.
APÓS A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA É DESENVOLVIDO UM TRABALHO, PODENDO SER DESDE A ESCRITA ATÉ TRABALHOS COM ARGILA, DESENHOS, MASSA DE PAPEIR MACHE, OU SIMPLESMENTE UMA DISCUSSÃO EM TORNO DO ASSUNTO PROCURANDO CONTEXTUALIZAR A HISTÓRIA.
|
| |||
|
CAMALEÃO
|