DESERTO DO ATACAMA

DESERTO DO ATACAMA
O Deserto de Atacama está localizado no norte do Chile e é um dos lugares mais secos da terra Há regiões que só chove uma vez a cada oito anos, sendo assim não havia nada que pudesse ser cultivado a não ser cactos. Descobrimos então que a maior necessidade do povo é água, mas tirar da onde?
Um dia alguém olhou para um dos cactos e percebeu que ele estava molhado, e, que pequenas gotas de água caiam na terra e assim iam alimentando o cacto, este então olhou para o céu e via as nuvens, e, percebeu que a água que eles precisavam sempre esteve em cima deles, o desafio agora era como?
Foi então que os homens da comunidade se juntaram e fizeram um grande quadro com uma rede de trama bem fina, e, colocaram no alto da montanha ali a nuvem molhava a rede e a água descia em pequenas gotas em uma calha colocada logo a baixo, esta tinha um cano que leva a água até um reservatório, e, hoje a comunidade do Atacama consegue armazenar até 400 litros de água por dia.
E no BRASIL!!!!
Em quatro anos, foram montadas 190 mil cisternas no sertão brasileiro. O objetivo é chegar a um milhão até 2010.
Pelas contas do governo, os 16 mil litros armazenados numa cisterna são suficientes para suprir as necessidades de uma família de cinco pessoas durantes os oito meses de seca. Isso dá quatrocentos litros por mês para cada membro da família. Para tudo: beber, cozinhar, escovar os dentes, tomar banho...
CURIOSIDADES
A quantidade de minérios encontrados no subsolo do Atacama torna a região uma espécie de manancial de riquezas do país. Sob as areias estéreis do Atacama está uma das maiores reservas minerais da Terra. Cobre, lítio, bauxita e salitre são o tesouro da região que, desde meados do século passado, tem atraído mineradores e exploradores de toda parte. Suas reservas respondem por cerca de 50% das receitas de exportação do país. Mais da metade do cobre mundial sai dali. A aridez também esconde uma história de conquistas coloniais, guerras e atrocidades. Há cerca de 11 mil anos, a região foi ocupada pelos índios atacamenhos. Em um isolamento relativo, mantinham boas relações com outros grupos indígenas das regiões que hoje são a Bolívia e o Peru.

O trabalho foi realizado com ajuda dé um voluntário (meu marido), que montou o esquema para representar de captação de água. E o trabalho foi realizado por professores( Janaina) e alunos.