PROJETOS DO CONTRATURNO

            COORDENAÇÃO     DO    CONTRATURNO              
                                                E.M. ARAUCÁRIA
 


 
Em 2006, assumi a coordenação de um "Contraturno" , que eram os antigos "Projetos Pias" da Prefeitura de Curitiba, e que posteriormente passou a se chamar Unidade de Educação Integral .
 
Tive a oportunidade de coordenar vários projetos.
 
 
 
 
 O primeiro Projeto faz parte da Oficina que desenvolvo em vários lugares diferentes, como Festivais promovidos pela SME do Estado , e a convite de outras empresas particulares.
 
Para desenvolver esse projeto foi necessário fazer adaptações pelo fato do público ser crianças do ensino fundamental.

TITULO :      ARTE E MEIO AMBIENTE
 

   

Objetivo(s):
- Conhecimento e identificação da produção artística de Frans Krajcberg , Tarsila do Amaral, e sua importância no contexto histórico nacional e internacional;
- Estabelecimento das relações das obras do artista com o contexto social-cultural e econômico no qual foi concebida.
- Conhecimento da escultura contemporânea;
- Conhecimento e identificação das obras de Tarsila do Amaral, no contesto social, econômico e cultural.
- Identificar o surgimento dos grandes centros brasileiros ,após Tarsila .
- Contribuir para a conservação e a manutenção do ambiente mais imediato em que vive.
- Valorizar o uso adequado dos recursos disponíveis.
- Reconhecer o valor da diversidade biológica ( biodiversidade)
- Evidenciar a importância de se educar os futuros cidadãos para agirem de modo responsável e
com sensibilidade, conservando o meio ambiente saudável no presente e no futuro.




Temática:
Arte Brasileira - Escultura Contemporânea- questões sócio- econômicas e culturais.
Contextualizar:
Escultura de Krajcberg ; Patrik Ouger ; Pintura de Tarsila do Amaral; a arte e a destruição ambiental, mudança de paisagem com a vinda da industrialização.

Metodologia a ser utilizada:
- Através da projeção de imagens, observar, as obras e o fazer dos artistas, realizando registros gráficos e anotações sobre os materiais utilizados e o modo como estes foram explorados.
- Discutir a importância da descoberta cada vez mais de substâncias de grande valor tanto para a alimentação, saúde quanto para outras necessidades, como obtenção de tinturas, fibras, usados em laboratórios e afins, retiradas de diferentes espécies de plantas e animais até então desconhecidos.
- Coleta de formas naturais como: caules, raízes, cascas, sementes, etc., de diferentes texturas (rugosas, ásperas, lisas, porosas, macias, etc.) e outros materiais naturais carcomidos e calcinados.
- A partir do que foi coletado, propor aos alunos que façam uma exploração sensorial, perceptiva, tátil e visual, constatando qualidades, diferenças, semelhanças e características do material, pontuando a situação anterior deste elemento.
- Elaboração e construção de composições tridimensionais.
- Pintura com argila colorida ( fazer as tintas com os alunos)
- Esculturas com jornal e barbante,
- Confecção de cartão postal com representação do habitat de Krajcberg ;
- Construir painéis fazendo a releitura da obra Operários da Tarsila, através de confecção de máscaras representando a condição social, cultural e econômico de um povo .
- Construir esculturas unindo os saberes dos artistas e relacionando com os acontecimentos atuais em relação ao olhar estético, moral, ético de um povo.
- Músicas do CD Brinquedos Cantados
- Contos e músicas do CD Momento Espírita para Crianças
- CD Canções Curiosas


Possibilidades Futuras:
Trabalho com a biodiversidade, de cada região onde se encontram esses alunos, em seu cotidiano.
Fazer referências com o que acontece em seu entorno, cidade, estado,.
Pesquisar via internet, bibliografia diversas, visitas aos lugares que se encontram de maneira suspeita em degradação.
Propor aos alunos formas de reverter atitudes negativas em formas positivas de conservação.
Buscar na história de cada artista o seu momento, as suas atitudes e fazer uma releitura contextualizando com nossos vivencias a todo momento através da mídia televisiva e outros.
Avaliação:
Os alunos frente aos trabalhos expostos puderam fazer observações a respeito das obras dos artistas, ressaltando semelhanças e diferenças. Também expressar seus sentimentos e sensações provocadas pelas obras, fazendo referencias ao passado em relação aos dias de hoje, pensando na possibilidade de mudança de comportamento seu e de seus pares, ou seja, fazer uma retomada de consciência em relação à sustentação do planeta.




                                PINTURA  A DEDO                                        

É muito interessante realizar esse trabalho com as crianças. Se puder faça a tinta, é mais divertido. Veja duas receitas interessantes e o resultado do trabalho.

PRIMEIRA RECEITA


Você vai precisar de:
· Duas colheres de sopa de Maizena
· Três a cinco corantes diferentes (pode ser guache ou anilina comestível)
· Duas xícaras de água
· Uma panela
· Forminhas de empadas ou vasilhas pequenas (na mesma quantidade dos corantes)
· Papel grosso (para pintar o seu quadro)
Misture a Maizena e a água em uma panela. Peça à sua mãe para colocar a mistura no fogo, deixando ferver até engrossar. Ela não pode parar de mexer nem um minuto, para não empelotar (a mistura, não a sua mãe, claro!).
Quando começar a ficar mais grosso, como um mingau mole, é hora de tirar do fogão. Despeje o creme nas forminhas e coloque um corante em cada uma, misturando bem até fazer a cor que você quiser. Assim, você terá várias forminhas, cada uma com uma cor de tinta de dedo!

SEGUNDA RECEITA

Material:
- 01(um) copo e meio de água
- 01(uma) pitada de anilina na cor escolhida
- 01(uma) colher de sopa bem cheia de maisena
- 01(colher) de sopa de sabão em pó
Técnica:
- Colocar um copo de água para ferver, dissolva a anilina na água
- Quando a água ferver, despejar a maisena, já diluída em meio copo de água,
mexendo rapidamente, sem parar
- Pronto o mingau grosso, retirar do fogo e adicionar o sabão em pó
- Bater bem
- Esperar esfriar
- Dar para cada criança um porção pequena.
Obs: Pode-se, também, utilizar as tintas próprias para pintura a dedo compradas
prontas.










                           HISTÓRIAS CLÁSSICAS                             


Projeto de literatura      
 

LOBO MAU E OS TRÊS PORQUINHOS
CONFECCIONADO COM PAPIER MACHÊ
Ler, pressupõe uma atividade de reconstrução de sentidos que envolve o diálogo com o interlocutor, que pode ser com diversos escritores. Leitura e escrita são processos que se completam e complementam. O leitor além de elaborar sua própria leitura, constrói o material de que pretende fazer uso ou a forma artística que sua liberdade inventiva vier a determinar.

 
BELA ADORMECIDA E O PRINCIPE


Objetivos:

1) suscitar nos estudantes o gosto e o desejo pela leitura;
2) tomar conhecimento de dados sobre a vida e obras do autor escolhido;
6) proporcionar um espaço no qual a criação e a imaginação perpassem pela
leitura e pelo texto a ser produzido (sinopse do curta-metragem);
10) sensibilizar e estimular o aluno para as artes literária e dramática;
11) respeitar à autonomia do trabalho no processo de leitura e produção,
entendendo dúvidas, erros e acertos como etapas de um processo de
maturação e sedimentação do trabalho.



LOBO MAU E OS TRÊS PORQUINHOS
NA CASA DE MADEIRA
                                                                        
Avaliação
Ao final da execução das etapas do projeto alunos tiveram oportunidades de adquirir e desenvolver habilidades e competências, as quais não seriam percebidas nem valorizadas em um ambiente padronizado de sala de aula.
( Este projeto foi realizado num espaço de Contraturno sob minha coordenação) 

             DESERTO DO ATACAMA                                                

O Deserto de Atacama está localizado no norte do Chile e é um dos lugares mais secos da terra Há regiões que só chove uma vez a cada oito anos, sendo assim não havia nada que pudesse ser cultivado a não ser cactos.Descobrimos então que a maior necessidade do povo é água, mas tirar da onde?
Um dia alguém olhou para um dos cactos e percebeu que ele estava molhado, e, que pequenas gotas de água caiam na terra e assim iam alimentando o cacto, este então olhou para o céu e via as nuvens, e, percebeu que a água que eles precisavam sempre esteve em cima deles, o desafio agora era como?
Foi então que os homens da comunidade se juntaram e fizeram um grande quadro com uma rede de trama bem fina, e, colocaram no alto da montanha ali a nuvem molhava a rede e a água descia em pequenas gotas em uma calha colocada logo a baixo, esta tinha um cano que leva a água até um reservatório, e, hoje a comunidade do Atacama consegue armazenar até 400 litros de água por dia.
E no BRASIL!!!!
Em quatro anos, foram montadas 190 mil cisternas no sertão brasileiro. O objetivo é chegar a um milhão até 2010.
Pelas contas do governo, os 16 mil litros armazenados numa cisterna são suficientes para suprir as necessidades de uma família de cinco pessoas durantes os oito meses de seca. Isso dá quatrocentos litros por mês para cada membro da família. Para tudo: beber, cozinhar, escovar os dentes, tomar banho...
CURIOSIDADES
A quantidade de minérios encontrados no subsolo do Atacama torna a região uma espécie de manancial de riquezas do país. Sob as areias estéreis do Atacama está uma das maiores reservas minerais da Terra. Cobre, lítio, bauxita e salitre são o tesouro da região que, desde meados do século passado, tem atraído mineradores e exploradores de toda parte. Suas reservas respondem por cerca de 50% das receitas de exportação do país. Mais da metade do cobre mundial sai dali. A aridez também esconde uma história de conquistas coloniais, guerras e atrocidades. Há cerca de 11 mil anos, a região foi ocupada pelos índios atacamenhos. Em um isolamento relativo, mantinham boas relações com outros grupos indígenas das regiões que hoje são a Bolívia e o Peru.

O trabalho foi realizado com ajuda dé um voluntário (meu marido), que montou o esquema para representar de captação de água. E o trabalho foi realizado por professores( Janaina) e alunos.