JORNAL E BARBANTE
Após análise de algumas obras, leva-se o aluno a perceber e aplicar conteúdos da arte a partir de elementos da natureza.
Para a criação de esculturas com o tema árvore usar materiais diversificados ( jornal e barbante).
Para trabalhar o tridimensional, o mais comum é o uso de argila ou massa de modelar. Mas existe a possibilidade da diversidade de materiais, onde se baseiam em moldar o material dando a forma que desejar a escultura, usando somente do jornal e barbante. Percebam o belíssimo trabalho:
“ Construindo casas nas árvores”.
É possível construir todo o tipo de elementos que desejar ( animais , árvores, objetos variados, etc).Basta ter paciência e enrolar o barbante no jornal, e devagar vai criando a forma que desejar.
Quanto mais fime e aproximado fica o barbante, mais flexibilidade e possibilidade de dar a forma.
ATIVIDADE Nº 02
ATIVIDADE Nº 03
Projetode Arte "Figura Humana"
ATIVIDADE Nº 02
VOCÊ JÁ VIU UMA ESCULTURA FEITA DE CENOURA?
FOI DURANTE UM TRABALHO REALIZADO COM ARGILA TENDO COMO TEMA O CORPO HUMANO, QUE SURGIU UMA ESCULTURA DIFERENTE.
UMA CENOURA !!!
É CLARO QUE NÃO PERDEMOS A OPORTUNIDADE DE BRINCAR COM ELA. SÓ NÃO PODIA SERVIR DE SALADA!!!
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ATIVIDADE Nº 03
Projetode Arte "Figura Humana"
1. Tema: FIGURA HUMANA
· Criação do ser humano.
2. Conteúdo:
O teatro se inicia na Grécia como uma derivação de antigos ritos realizados em honra do deus Dionisio (deus do vinho e das festas), as festas realizadas em sua homenagem, deram origem aos gêneros da tragédia e da comédia, ambos baseados nos mitos gregos.
O uso da poética visual produz um tema exclusivamente artístico, que alguns artistas usam por meio da literatura ou das artes visuais. Vai além da visualidade tradicional da escrita e cria poemas visuais em três dimensões com visualização imediata. A poética visual engloba a temática explorada em sentido universal, colocando o homem e seu bem-estar no mundo, enfatizando algumas situações como a incompetência da política nacional, a miséria, o conflito psicológico, e os temas eróticos. A poesia caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal em que a palavra é bem explorada e colocada de maneira a compor um todo harmônico capaz de permitir ao leitor uma infinidade de leituras por meio do conhecimento em experiência de mundo, cultura e escolaridade.
As crianças pequenas brincam de faz-de-conta, usam a imaginação de maneira bastante criativa. Histórias, filmes e desenhos com vilões, bruxas, fadas são excelentes para extravasarem certas angústias, aprenderem a lidar com o bem e o mau, aprenderem a como agir em certas situações e a vivenciar conflitos (que vem e passam). É preciso compreender que os super-heróis também são frutos de um mundo imaginário e que não é possível ser como eles. Embora as histórias dos heróis sejam fascinantes e complexas, normalmente carregam histórias em que são do mundo “real”, pessoas normais que vivem em cidades como as nossas. E que através de atitudes, valores, e de como resolvem as situações do dia a dia, também adquirem um valor conceitual e passam a ser heróis ou vilões.
O herói é quase que uma necessidade psicológica do ser humano, sendo uma construção simbólica que cumpre algumas funções importantes no nosso desenvolvimento.Foi através de análise de obras de arte, como “Os retirantes”, fotografias de crianças no lixão, salva - vidas, bombeiros, paramédicos, personagens da mitologia grega, personagens das histórias em quadrinhos ( super-homem,Sininho, Peter Pan, etc ), entre tantos outros personagens reais e imaginários, que iniciou-se a discussão sobre os verdadeiros heróis ou vilões. Desde a antiguidade, quando o conceito de herói foi criado pelos gregos, muita coisa mudou.
· Criação do ser humano.
· Homem: “uma escultura humana, criação divina desde os tempos pré-históricos”.
· Origem do mundo, do homem considerado a “maior obra de barro”.2. Conteúdo:
· Escultura e movimento (formas imaginárias).
· Arte da escultura pré-histórica.
3.Elementos Caracterizadores: volume – linha - textura
4. Subsídios : Vídeo e Livros com informações, ilustrações sobre esculturas; obras de arte com o tema.
5.Encaminhamento Metodológico:
5.Encaminhamento Metodológico:
a) Pesquisar todas as formas de esculturas (antigas e modernas) e organizar uma apresentação em Power Point;
b) Discussão a respeito do assunto;
c) Desenhar algumas formas que mais lhe chamem atenção;
d) Desenhar algumas formas utilizando pano, e tinta em relevo;
e) Construir bonecos palitos, com papel, palitos, papier mache
f) Pesquisar materiais adequados para esculpir como argila, sabão , massa de modelar,sucata...
g) Construir representar a forma do homem como criação divina , imitando a realidade, ou podendo ser imaginárias, modernas com massa de modelar ou argila.
6.Avaliação dos Resultados :
· Através de exposição do trabalho desenvolvido pelos alunos.
ATIVIDADE Nº 04
Tragédia e comédia
COMÉDIA |
TRAGÉDIA |
Para os gregos, a tragédia era o gênero mais respeitado, por ser considerada mais séria e superior, falavam de histórias enraizadas na própria mitologia e posteriormente passaram a destacar o conflito entre o homem e os deuses, que repercutia na cidade inteira, deixando evidente o controle dos deuses sobre o destino dos homens.
Acreditava-se que assistir à representação das tragédias “purificava” ou “transformava” os espectadores. A tragédia era composta por partes dialogadas e partes líricas.
Até hoje os gêneros da tragédia e da comédia perfaz a base da dramaturgia ao longo da história. Costuma-se creditar aos antigos gregos a invenção do teatro, da dramaturgia das artes cênicas, de fato alguns historiadores apontam que a encenação de histórias já ocorria entre os antigos egípcios, os mesopotâmios, hindus e chineses, entretanto o que concebemos como teatro propriamente falando, seja na estrutura física e na organização das personagens tem a maior expressão na Grécia Antiga, por volta do século V a.C quando surgem os primeiros dramaturgos de renome, e os mais antigos anfiteatros conhecidos.
O uso de máscaras nas representações teatrais surgiu no teatro grego, por volta do século V a.C Durante um espetáculo, os atores trocavam de máscara inúmeras vezes. Cada uma delas representava uma emoção ou um estado do personagem. Alem de aumentar a estatura dos atores e ampliar-lhes a voz, cobria o rosto e o alto da cabeça, tinha abertura para os olhos e boca .
A comédia era considerada menos nobre e abordava assuntos cotidianos, não obedecia a nenhum padrão rígido. Zomba dos ricos, que mantinham atores, músicos e dançarinas para sua diversão, incentivar o prazer e dissipar a tristeza, mas não dos demagogos. Normalmente, eram criadas situações inusitadas e, a partir delas, fazia-se uma crítica essencialmente política aos governantes e aos costumes da época. Esse gênero surgiu das manifestações populares gregas, em forma de cortejos, com foliões fantasiados, embriagados e lambuzados de resíduos de uva amassada. É uma obra que vale pela qualidade, habilidade e desprendimento do diálogo.
Curiosidade: Melpômene, a musa da Tragédia e Tália, a musa da Comédia.
COMÉDIA E TRAGÉGIA Papier Mache |
O uso de máscaras
Papier Mache |
Atualmente, elas são o símbolo do teatro, significando os dois principais gêneros históricos: a tragédia e a comédia.
Além das máscaras, a vestimenta também apresentava variações, mesmo sendo um pouco mais colorida não ofuscava o brilho das mascaras que era o principal destaque. Era feitas de cortiça, pasta de pano, barro, madeira. Completavam-na cabeleira e barba, segundo a idade e o sexo da personagem. O mais curioso era que os homens utilizavam máscaras femininas para representar as mulheres. Os romanos também utilizaram máscaras em alguns cultos mágicos, em homenagem aos deuses. As máscaras eram utilizadas para representá-los e a mímica era usada pelos atores como um recurso de representação.
No Século XIV, período da Renascença, surgiu na Itália o baile de mascaras, influenciados pela popular Commedia dell’Arte , onde os atores pela sua versatilidades: cantavam, dançavam, representavam, faziam malabarismos, tudo para agradar o público.Formavam trupes que iam de cidade em cidade, improvisando suas peças.Esses atores representavam sempre os mesmos papéis, tão famosos que você já deve ter ouvido falar neles:Polichinelo, Arlequim,Colombina,Pantaleão.
Para cada papel, havia uma máscara específica, que cobria só a parte de cima do rosto. Ainda hoje, é possível assistir a peças baseadas nesses personagens maravilhosos e que serviram de inspiração para as máscaras carnavalescas que conhecemos.
TRABALHOS DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ( 3º e 4º ANO) .
Exposição dos trabalhos da turma no corredor da escola |
FEITA DE PAPIER MACHE |
ATIVIDADE Nº 05
POESIA VISUAL
O uso da poética visual produz um tema exclusivamente artístico, que alguns artistas usam por meio da literatura ou das artes visuais. Vai além da visualidade tradicional da escrita e cria poemas visuais em três dimensões com visualização imediata. A poética visual engloba a temática explorada em sentido universal, colocando o homem e seu bem-estar no mundo, enfatizando algumas situações como a incompetência da política nacional, a miséria, o conflito psicológico, e os temas eróticos. A poesia caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal em que a palavra é bem explorada e colocada de maneira a compor um todo harmônico capaz de permitir ao leitor uma infinidade de leituras por meio do conhecimento em experiência de mundo, cultura e escolaridade.
Esse tipo de gênero literário se apresenta de várias formas: texto, texto com figuras e texto com imagens cinéticas, com possibilidades de navegação dentro do texto ou da figura poética.
Cada aluno pesquisou várias poesias durante a aula de informática e posteriormente criaram criaram as suas poesias.
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CURIOSIDADE:
Até prova em contrário, este seria O PRIMEIRO POEMA VISUAL conhecido: O OVO, do grego Simias de Rodes, três séculos antes de Cristo. |
ATIVIDADE Nº 06
HERÓIS OU VILÕES????
Os Retirantes |
História com os personagens. |
Surgiu as seguintes questões:
-Quando o personagem é herói e ao mesmo tempo vilão? - O que acontece que o torna vilão e mesmo assim convive conosco, em nossa sociedade? - Em que momento se torna herói ou vilão? - Que tipo de sociedade é marcada pela ascensão dos super-heróis?
Diante disso, percebe-se que as pessoas se vêem frente a problemas tão grandes que só conseguem imaginar soluções conseguidas com superpoderes. Ao mesmo tempo, elas querem algo mais em suas vidas tão comuns.
Sem o compromisso com o real não existem super-heróis ou super-vilões. Super - heróis, superpoderes ou ser solidário, compreensivo com ser pares, ser colaborativo, trabalhador, critico, estudioso, honesto, educado, acreditar no seu potencial, etc... Heróis do mundo real são definidos pelo filtro ético de cada um. Todos querem ser especiais, poderosos. Tudo o que importa é fazer o impossível. Ser algo mais do que você realmente é. A partir de toda a análise, várias atividades foram desenvolvidas: - quem é o vilão ou herói dos tempos modernos? – desenhos dos personagens- vestindo os personagens – representação dos personagens antigos nas cidades modernas – recorte, colagem, pintura – livrinho onde os personagens estariam vivendo na cidade moderna , etc.
Vestindo os personagens
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Página do livrnho
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Vestindo o personagem para colocar no livrinho
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Página do livrinho
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