terça-feira, 29 de março de 2011

PROJETO DESENVOLVIDO EM 2006

Em 2006, assumi a coordenação de um "Contraturno" , que eram os antigos "Projetos Pias" da Prefeitura de Curitiba, e que posteriormente passou a se chamar  Unidade de Educação  Integral . Tive a oportunidade de coordenar vários projetos. O primeiro Projeto faz parte da Oficina que desenvolvo em vários lugares diferentes, como Festivais promovidos pela SME do Estado , e a convite de outras empresas particulares.
Para desenvolver esse projeto foi necessário fazer adaptações pelo fato do público ser crianças do ensino fundamental.                          


    TITULO :  
       ARTE                      E      MEIO AMBIENTE

Objetivo(s):
-          Conhecimento e identificação da produção artística de Frans Krajcberg , Tarsila do Amaral,  e sua importância no contexto histórico nacional e internacional;
-          Estabelecimento das relações das obras do artista com o contexto social-cultural e econômico no qual foi concebida.
-          Conhecimento da escultura contemporânea;
-          Conhecimento e identificação das obras de Tarsila do Amaral, no contesto social, econômico e cultural.
-          Identificar o surgimento dos  grandes centros brasileiros ,após Tarsila .
-          Contribuir para a conservação e a manutenção  do ambiente mais imediato em que vive.
-          Valorizar o uso adequado  dos recursos disponíveis.
-          Reconhecer o valor da diversidade biológica  ( biodiversidade)
-          Evidenciar a importância de se educar os futuros cidadãos para agirem de modo responsável e
com sensibilidade, conservando o meio ambiente saudável no presente e no futuro.

 



          
Temática:
Arte Brasileira  -  Escultura  Contemporânea- questões sócio- econômicas  e culturais. 
           Contextualizar:
Escultura de Krajcberg ;  Patrik Ouger ;  Pintura de Tarsila do Amaral;  a arte e a  destruição ambiental, mudança de paisagem com a vinda da industrialização.

Metodologia a ser utilizada:
-          Através da projeção de imagens, observar, as obras e o fazer dos artistas, realizando registros gráficos e anotações sobre os materiais utilizados e o modo como estes foram explorados.
-          Discutir a importância da descoberta cada vez mais de substâncias de grande valor tanto para a alimentação, saúde quanto para outras necessidades, como obtenção de tinturas, fibras, usados em laboratórios e afins, retiradas de diferentes espécies  de plantas e animais até então desconhecidos.
-          Coleta de formas naturais como: caules, raízes, cascas, sementes, etc., de diferentes texturas (rugosas, ásperas, lisas, porosas, macias, etc.) e outros materiais naturais carcomidos e calcinados.
-          A partir do que foi coletado, propor aos alunos que façam uma exploração sensorial, perceptiva, tátil e visual, constatando qualidades, diferenças, semelhanças e características do material, pontuando a situação anterior deste elemento.
-          Elaboração e construção de composições tridimensionais.
-          Pintura com argila colorida ( fazer as tintas com os alunos)
-          Esculturas com jornal e barbante,
-          Confecção de cartão postal com representação  do habitat de Krajcberg ;
-          Construir painéis fazendo a releitura da obra Operários da Tarsila, através de  confecção de máscaras representando a condição social, cultural e econômico de um povo .
-          Construir esculturas unindo os saberes dos artistas e relacionando com os acontecimentos atuais em relação ao olhar estético, moral, ético de um povo.
-          Músicas do CD Brinquedos Cantados
-          Contos e músicas do CD Momento Espírita para Crianças
-          CD Canções Curiosas

Possibilidades Futuras:
Trabalho com a biodiversidade, de cada região onde se encontram esses alunos, em seu cotidiano.
Fazer referências com o que acontece em seu entorno, cidade, estado,.
Pesquisar via internet, bibliografia diversas, visitas aos lugares que se encontram de maneira suspeita em degradação.
Propor aos alunos formas de reverter atitudes negativas em formas positivas de conservação.
Buscar na história de cada artista o seu momento, as suas atitudes e fazer uma releitura contextualizando com nossos vivencias a todo momento através da  mídia televisiva e outros.
Avaliação:
Os alunos frente aos trabalhos expostos puderam fazer observações a respeito das obras dos artistas, ressaltando semelhanças e diferenças. Também expressar seus sentimentos e sensações provocadas pelas obras, fazendo referencias ao passado em relação aos dias de hoje, pensando na possibilidade de mudança de comportamento seu e de seus pares, ou seja, fazer uma retomada de consciência em relação à sustentação do planeta.