quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PICASSO -FASE AZUL e FASE ROSA


FASE AZUL e FASE ROSA de Pablo Picasso
 
PABLO PICASSO  possuía um grande amigo chamado Carlos Casagemas, que também era pintor. Em 1901, os dois amigos viajaram para Paris, para conhecer o que na época era a capital do mundo das artes. Após um amor não correspondido, Casagemas se matou com um tiro. Picasso ficou extremamente abalado com a tragédia. Provavelmente influenciado por este fato, sua pintura adquiriu, entre os anos de 1901 e 1905, temáticas melancólicas e obscuras. No estudo de sua obra, convencionou-se chamar este período de “fase azul”.
Picasso retrata criaturas solitárias e marginais: prostituas, mendigos, doentes e loucos. Seus corpos são rígidos e secos, excessivamente alongados.
Em 1904, Picasso  muda-se definitivamente para Paris, e apaixona-se por Fernande Olivier. Este convívio amoroso, somado a uma viagem empreendida pelo casal para os Pirineus, onde  Picasso estudou novas soluções pictóricas, inaugurou uma nova fase em sua trajetória artística: a “fase rosa”, que vai de 1905 a 1907.
Embora ainda se mantenha certo tom contemplativo,  Picasso aquece os tons de suas matizes em traços de rosa, vermelhos e ocres. Buscando uma pintura mais lírica, retrata artistas de circo, atores e saltimbancos. Esta fase também é conhecida como “fase dos arlequins”.
Atividades  de Arte , realizadas pelos alunos dos 4º Anos.